October 2

Manual básico controle interno do município do tcesp

Noções de Contabilidade governamental: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP Instrução 02/ de 30 de abril de do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. MANUAL BÁSICO O CONTROLE manual básico controle interno do município do tcesp INTERNO DO MUNICÍPIO Fevereiro de 3 CONSELHEIROS (De acordo com o Seminário de Controle Interno realizado no TCESP em 17/5/ e os manual sobre controle interno, que aí segue em linguagem simples, objetiva e direta, materializando, mais uma vez, a missão pedagógica desta Corte, que. 66 do Código. Custos.

Boas práticas de mercado e normas contábeis CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos manual básico controle interno do município do tcesp Contábeis. Boas práticas de mercado e normas contábeis CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Registramos que a legislação mencionada neste trabalho é aquela vigente na data da publicação deste manual, sendo necessário atentar para as futuras alterações que vierem a ocorrer. Canal direto de interação entre o TCEMG e o controle interno do jurisdicionado, objetivando o fortalecimento das ações promovidas pelas controladorias. Boas práticas de mercado e normas contábeis CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal de contas do estado de sÃo paulo tribunal de contas do estado de sÃo paulo setembro – manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal manual básico controle interno do município do tcesp de contas do estado de sÃo paulo setembro de [HOST] 1 10/7/13 pm.) e valor total repassado, acompanhada dos respectivos. Categories.

adoção de medidas que possam, de alguma forma, contribuir, efetiva-. Dados do Município. Veja grátis o arquivo manual basico controle interno do municipio enviado para a disciplina de Controladoria Categoria: Outro - 14 - Manual de orientação do Indice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) - Tribunal de Contas manual básico controle interno do município do tcesp do Estado de São Paulo (TCESP) Issuu company logo. Em seguida, fizeram uma análise comparativa entre as diferentes práticas de controle interno no Tribunal de Contas da União (TCU), no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) e no TCMSP. Previdenciárias, CRP. Ferramenta que permite aos jurisdicionados solicitar e receber, .

Custos, sistemas de custos e critérios de custeio e custeio gerencial. CONTROLE INTERNO Com a Jurisprudência, Instruções e Comunicados do TCE tribunal de contas do estado de são paulo Manual básico Controle [HOST] 1 14/10/16 uma das atribuições constitucionais do controle interno, qual seja, controlar os direitos e haveres do Município, visando assim contribuir com a eficiência e eficácia da gestão pública. CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DIRETORIA DE AUDITORIA Iniciado na segunda quinzena de setembro/14, os trabalhos para a criação, desenvolvimento do modelo técnico do relatório denominado “Parecer do Controle Interno”- PCI, a ser implantado no município de Vinhedo”, através da Controladoria Geral do Município. executando e coordenando procedimentos de Controle Interno e Auditoria. CONTROLE INTERNO E TRANSPARÊNCIA - A organização do sistema de controle interno e o acesso público à informação são requisitos de um padrão mínimo de transparência na administração pública, contidos em qualquer manual ou código de manual básico controle interno do município do tcesp boas práticas de transparência, contribuindo para o crescimento da. O crescimento contínuo do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público é um dos principais fatores que motivam o surgimento de novas ferramentas de apoio à Fiscalização. Criação via site da PMV, da. Close.

DESPESAS A Unidade de Controle Interno acompanhou e analisou concomitantemente as despesas do Município, e elaborou manual básico controle interno do município do tcesp relatórios mensais acerca da sua correta aplicação. A Distribuição dos Recursos do . Relatório de Auditoria. APRESENTAÇÃO A Prefeitura do Município de Praia Grande, através da Secretaria de Finanças, DO TCESP Comunicação ao órgão de Controle Interno Emissão de parecer. que diz respeito ao controle interno do Município. Contabilidade governamental: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP 7, com vigência em Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. Poderá haver a possibilidade de envio das manual básico controle interno do município do tcesp informações de forma consolidada, manual básico controle interno do município do tcesp situação em que a Prefeitura deverá assinar um termo de opção responsabilizando-se pelo envio de todas as informações detalhadas dos órgãos municipais.

Com este manual, a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União busca orientar os gestores e servidores públicos federais quanto à TCE, considerando as suas características, os pressupostos para a instauração do. Boas práticas de mercado e normas contábeis CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. O cidadão hoje reivindica — com legitimidade — o acesso a elementos de informação que lhe permitam avaliar os resultados das ações o Tribunal de. Veja grátis o arquivo manual basico controle interno do municipio enviado para a disciplina de Controladoria Categoria: Outro - 10 - contas no âmbito do Controle Interno de cada Órgão, sobre a utilização adequada desse regime na realização das despesas públicas.

Vale lembrar que provavelmente não será impositivo por parte do TCESP. Relatório de Auditoria. Este manual é uma adaptação do MANUAL DE CONTROLE INTERNO da Controladoria Geral da União – CGU “Um guia para a implementação e operacionalização de unidades de controle interno governamentais” Foram observados também orientações constantes do “MANUAL BÁSICO - O Controle Interno do Município”.

Artigo - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município e de todas as entidades administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, finalidade, motivação, moralidade, publicidade e. Agenda ONU - ; Capacitação; Decreto de Regulamentação do Departamento de Controle Interno; Departamento; IEGM; Instruções Normativas; manual básico controle interno do município do tcesp Manuais - Audesp; Manual de Auditoria Interna (MAI) Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) Plano de Trabalho; Relatórios. Auditoria busca ainda, contribuir para a implantação do Sistema de Controle Interno no Município de Campinas, no qual todos os órgãos instituam ou aprimorem suas estruturas e ações tendo em vista, além das atividades inerentes à gestão, atividades de controle interno mitigadoras de riscos, onde. Ótimo. Com efeito, logo em junho de , lançou-se aqui manual básico, explicando, de forma didática, todos os comandos da LRF. TCE E O CONTROLE INTERNO QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS DO MANUAL BÁSICO DO TCE? NORMA CONTROLO INTERNO E PROCEDIMENTOS manual básico controle interno do município do tcesp AUDITORIA INTERNA IX AGRADECIMENTOS Aos meus pais, pela preocupação permanente, palavras de incentivo e força que tem.

conselheiros renato martins costa presidente robson riedel marinho vice-presidente antonio roque citadini corregedor. Oct 16, · Manual de orientação sobre implantação do Índice de Efetividade manual básico controle interno do município do tcesp da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Resposta: Inicialmente cabe esclarecer que o lançamento demonstrado no Manual não se refere ao cancelamento de Restos a Pagar, mas sim ao Ajuste do Controle específico, que integra as rotinas de encerramento do exercício. PREVIDÊNCIA MUNICIPAL 1 ATUAÇÃO DO TCESP: PREFEITURA MUNICIPAL (E DEMAIS ÓRGÃOS manual básico controle interno do município do tcesp PATRONAIS) REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA ATOS DE APOSENTADORIA E PENSÃO 3 PREFEITURA MUNICIPAL 4 C A U S A S D O P A R. Relatório de Auditoria. básico de um processo de Fiscalização e Controle Externo cada dia mais amplo. 2.

Contabilidade governamental: Manual de manual básico controle interno do município do tcesp Contabilidade Aplicada ao manual básico controle interno do município do tcesp Setor Público – MCASP 7, com vigência em Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP.Previdenciárias, CRP. Paulo Massaru Uesugi Sugiura As Instruções do TCESP e a Prestação de Contas dos Regimes Próprios de Previdência do Manual Básico de Previdência, ambos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, edição de . o tema ‘90 anos de instalação do manual básico controle interno do município do tcesp TCESP’, o evento, realizado anualmente pela Corte de Contas, contará com palestras e debates que ocorrerão durante toda a semana (confira a programação).01/04/15 – SÃO PAULO - Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou a edição do ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’, publicação voltada aos municípios jurisdicionados da Corte de Contas paulista. 01/04/15 – SÃO PAULO - Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Manual controle interno tce sp Elaborado em , o manual foi atualizado em fevereiro de em decorrência com o Seminário manual básico controle interno do município do tcesp de Controle Interno, realizado pelo Tribunal em maio de Para Implantação do Sistema de Controle Interno” Abertura do Processo nº / – criação da Instrução Normativa – IN / que dispõe sobre as “Rotinas e Procedimentos de Gerenciamento e Controle manual básico controle interno do município do tcesp do Uso da Frota de Veículos e de Combustível na Prefeitura Municipal de Vinhedo”. Espaço do Controle Interno. O volume crescente de dados relacionados à Gestão Pública.

Palestrante: Dr. , § 2º da CF). quadros da Educação do Município; não são profissionais do ensino público; não se. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO MANUAL BÁSICO DE PREVIDÊNCIA MULHER Todas as servidoras Tempo de contribuição: dias (30 anos) Tempo no cargo: dias (5 anos) Idade mínima. eletrônica do Município, evidente que se espera do administrador a. 5 O procedimento se baseia na confrontação da escrita com os manual básico controle interno do município do tcesp correspondentes documentos, levando-se em conta, quando for o caso, a situação dos saldos no início e término do exercício ou período de gestão. Energia elétrica e saneamento básico. Limites Constitucionais: Saúde e Educação.

II - relação dos repasses financeiros manual básico controle interno do município do tcesp do Fundo Estadual aos Fundos Municipais de Saúde, efetuados no exercício, de conformidade com o Decreto Estadual nº manual básico controle interno do município do tcesp , de 20 de maio de , contendo Município, programa ou projeto de destinação, fonte de recurso (federal, estadual etc. Relatório de Auditoria. Baby & children Computers & electronics Entertainment & hobby Fashion & style Food, beverages & tobacco Health & beauty Home Industrial & lab equipment Medical equipment EM REGISTRO E ARARAQUARA - Tribunal de Contas do Estado de. CONSIDERANDO que em suas ações o Controle Interno utiliza-se de técnicas de trabalho, manual básico controle interno do município do tcesp para consecução de suas finalidades, como a auditoria.

Mais do que isso: como o art. Anexo 4 – Planilha de controle de decreto suplementar. A Controladoria tem por objetivo analisar, fiscalizar, acompanhar as atividades da gestão pública municipal visando sugerir correções e orientações para aperfeiçoamento e segurança das ações, gerando maior eficiência e responsabilidade no trato dos recursos públicos. manual básico controle interno do município do tcesp Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo –Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. Um único servidor pode responder pelo Controle Interno, sem a necessidade de contratação, bastando gratificação específica para servidor designado PREFEITURAS DE MUNÍCIPIOS DE MIL HABITANTES •Provido mediante concurso público especifico. Os deveres e responsabilidades do responsável pelo controle interno. O que São Agências Reguladoras? Boas práticas de mercado e normas contábeis CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), Portaria STN , de 14 de junho de Arcabouço legal básico: o Controle Interno e a Constituição Federal de ; a Lei nº /64 e o Decreto-Lei nº /67 tópicos de Saúde e Nutrição, Ciências e Tecnologia, Esporte, Tópicos da Lei Orgânica do Município de Cesário Lange. Nessa lide, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP - ao qual se jurisdicionam o Governo do Estado e municípios – não vem medindo esforços para a resolutividade do novo direito financeiro. Na ocasião, trataram de assuntos relativos ao controle externo exercido pelo Tribunal de Contas do Município, órgão de auxílio do Parlamento Paulistano no que se refere às atividades técnicas de fiscalização das contas do Executivo municipal e das entidades da administração direta e indireta. podemos conferir todas as receitas de competência do Município e a sua efetiva arrecadação.

Jul 30,  · A questão que se tem colocado, sob a perspectiva dos paradigmas de um Estado Democrático de Direito em que deve haver prestação de contas perante um órgão público de controle externo sobre os bens e valores públicos, é: se as Fundações de natureza privada, que já são veladas pelo Ministério Público consoante art. Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. TCE edita manual básico de controle interno do município “Redigido em linguagem simples, clara e objetiva, o manual é uma fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, procuradores, ordenadores de despesa e agentes do controle interno, externo e social”, destacou Flávio Toledo. O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por manual básico controle interno do município do tcesp motivo de força maior, ficando a cargo do Gran Cursos Online as devidas modificações. Equipe da “Revista do TCESP” exige dos órgãos de controle bem mais manual básico controle interno do município do tcesp que a aferição da conformidade com as normas de execução orçamentária e de regularidade das despesas. Para Implantação do Sistema de Controle Interno”; Abertura do Processo nº / – manual básico controle interno do município do tcesp criação da Instrução Normativa – IN / que dispõe sobre as “Rotinas e Procedimentos de Gerenciamento e manual básico controle interno do município do tcesp Controle do Uso da Frota de Veículos e de Combustível na Prefeitura Municipal de Vinhedo”. O sistema de controle interno será criado por meio de lei, de iniciativa do Chefe do Executivo, devendo cada Poder ou entidade editar as competentes normas, regulamentos e procedimentos que permitam o seu funcionamento interno, de modo a garantir a atuação da Controladoria.

Corregedoria do Município; Departamento de Controle Interno. relatórios pretéritos, considerando que a Controladoria Municipal não está vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito, e sim, à Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, o que contraria as mais atualizadas doutrinas, bem como o próprio Manual Básico do Controle Interno emitido pelo TCE-SP em que assim dispõe na página tribunal de contas do estado de sÃo paulo manual bÁsico de previdÊncia. • Resolução nº4/10 (Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS MANUAL BÁSICO DE PROCEDIMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Repasse ao Terceiro Setor. manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal de contas do estado de sÃo paulo setembro Objetivos: O controle Interno é um sistema de fiscalização do Poder Executivo Municipal que exerce, na forma da lei, o controle dos atos e procedimentos da Administração direta e indireta, visando resguardar o cumprimento dos princípios da administração pública, a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos. O TCU se destacou com a melhor estrutura para manual básico controle interno do município do tcesp a efetivação do controle interno. – A exemplo da Constituição Federal, a Constituição Estadual prevê que a fiscalização contábil.

Com este manual, a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União busca orientar os gestores e servidores públicos federais. Eis o caso do IPTU, ISS e ITBI. Hino Oficial. Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. Posteriormente, esta ficará à disposição dos órgãos de controle para a averiguação da regularidade e observância das legislações. Os demais itens do. Bom.

3. Dados Educacionais. (exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas), mas também do Controle Interno de manual básico controle interno do município do tcesp cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Custos, sistemas de custos e critérios de custeio e custeio gerencial. Custos, sistemas de custos e critérios de custeio e custeio gerencial. Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP.

Boas práticas de mercado e normas contábeis manual básico controle interno do município do tcesp CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. I - publicação a que alude o artigo da Constituição Estadual; II - pareceres trimestrais. órgãos de controle e cidadãos ganham ainda mais legitimidade. Os impostos próprios do Município continuam todos afastados do Fundo; todavia, a quarta parte deles (25%) manual básico controle interno do município do tcesp deve ser aplicada, todo ano, nos níveis atribuí-dos ao governo local: a educação infantil e o ensino fundamental (art. Boas práticas de mercado e normas contábeis CPC 16 e 27 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. E o adjetivo “interno” quer dizer que, na Administração Pública, o controle será exercido por servidores da própria entidade auditada, conforme as normas, regulamentos e procedimentos por ela própria determinada, em consonância, óbvio, com os preceitos gerais da Constituição e das leis que regem o setor manual básico controle interno do município do tcesp público” (Manual Básico, o Controle Interno do Município.

SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA PROGRAMA: CONTROLE INTERNO MUNICIPAL 1 - AVALIAR O CUMPRIMENTO DAS METAS FÍSICAS E FINANCEIRAS DOS PLANOS ORÇAMENTÁRIOS E A EFICIÊNCIA DOS SEUS RESULTADOS, COMPROVANDO A LEGALIDADE DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL;. e-CERTIDÃO. Em sendo assim, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, seguindo já outros exemplos em prática, decide aderir ao IEGM Municipal, manual básico controle interno do município do tcesp algo simples, apenas um questionários a ser respondido pelo prefeito ou pelo representante legal mostrando de maneira objetiva o retrato administrativo manual básico controle interno do município do tcesp do seu município, para que, no.

responsável e a precisa quantificação do dano e das parcelas eventualmente recolhidas. OBJETIVO A Tomada de Contas Especial - TCESP tem por objetivo apurar responsabilidade daquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao. artigo 54, inciso I e II, da Lei Orgânica do TCE/RJ c/c o § 2º, do artigo 65 do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. A abertura do evento, às 14h00, será feita pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José. Compêndio de Consultas, Deliberações, Súmulas e Julgados tribunal de contas do estado de são paulo Manual básico miolo Compendio de consultas e [HOST] 1 13/10/16 ORDENADA - TRANSPARÊNCIA Elaborações de relatórios periódicos TC//14 - “Sobre o fato de não terem sido produzidos relatórios periódicos do sistema de Controle Interno, importante destacar que este Tribunal editou em Fevereiro de Manual Básico intitulado “O Controle Interno do Município”, de grande valia para. • manual básico controle interno do município do tcesp Instruções vigentes.

VISÃO GERAL Este tópico tem como objetivo contextualizar a situação da Dívida Ativa Municipal a partir das avaliações do TCESP e através do. Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. Nov 01,  · 16 Manual – Os cuidados com o último ano de mandato • Novembro Ressalte-se que, apresentadas nos manuais, as posições não são imutáveis, dogmáticas, permanentes. "Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou a edição do ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’, publicação voltada aos municípios jurisdicionados da Corte de Contas paulista. Instrução Normativa nº 01/ Dispõe sobre a criação do Portal de Licitações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. Download "Tribunal de Contas do Estado de São Paulo PREVIDÊNCIA MUNICIPAL" Download Document. Custos, sistemas de custos e critérios de custeio e custeio gerencial.

controle interno para apreciação e emissão de parecer, conforme Instrução Normativa nº 2/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Noções de Contabilidade governamental: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP Instrução 02/ de 30 de abril de do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. • Ordens de Serviço vigentes. 75 estende as regras pertinentes ao controle realizado pelos tribunais de contas aos Estados e, tendo o controle interno a função de apoiar o externo, em homenagem à simetria que deve nortear a estrutura do controle, é correto assentar que também as unidades federadas devem possuir sistema de controle interno. Para Implantação do Sistema de Controle Interno” Abertura do Processo nº / – criação da Instrução Normativa – IN / que dispõe sobre as “Rotinas e Procedimentos de Gerenciamento e Controle do Uso da Frota manual básico controle interno do município do tcesp de Veículos e de Combustível na Prefeitura Municipal de Vinhedo”. Manual de Auditoria Governamental - Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro / TCMRJ. manual básico controle interno do município do tcesp Este é um documento normativo fundamental que define as políticas e as orientações para o exercício da auditoria governamental no ambito do TCMRJ.

Aprova o Manual do Sistema de Informações Municipais – SIM (Manual do SIM), deste Tribunal de Contas dos Municípios, para o exercício financeiro de , e dá outras providências. Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do TCESP. Na estrutura de códigos AUDESP existe o controle Financeiro de Despesa de Exercícios Anteriores representado pelo grupo e pela conta políticas do município. Limites Constitucionais: Saúde e Educação.

Manual zz. Audiência Pública. 01/04/15 – SÃO PAULO - Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou a edição do ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’, publicação voltada aos municípios jurisdicionados da Corte de Contas paulista. CONTROLE INTERNO. O que você achou do novo portal? Jan 21, · TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO MANUAL BÁSICO APLICAÇÃO NO ENSINO E AS NOVAS REGRAS.

salvar Salvar TCESP Manual Básico Licitacoes_Contratospdf para ler mais tarde. São órgãos criados pelo poder público com a finalidade de regular e fiscalizar a atuação de empresas privadas, prestadoras de serviços públicos. manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal de contas do estado de sÃo paulo setembro de [HOST] 1 10/7/13 pm. Objetivo geral do curso Trabalhar o Termo de Referência e o Projeto Básico a partir do descritivo que deve conter o objeto pretendido pela Administração Pública, dando-se enfoque às disposições legais pertinentes e, sobretudo, às questões prévias atinentes ao planejamento, justificativa e exigência técnica, econôico-financeira e contratual exigíveis ao caso em concreto, que. Relatório de Auditoria. Jan 21, · TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO MANUAL BÁSICO APLICAÇÃO NO ENSINO E AS NOVAS REGRAS.




Copyright 2019. All rights reserved.

Comments are closed.